Hoje preciso dividir com você oito boas dicas sobre o WhatsApp para você colocar em prática. Essa ferramenta de comunicação é, de ponta, uma das mais utilizadas no mundo. Ouso até a fazer uma aposta contigo: enquanto você estiver lendo este texto o seu aplicativo de mensagem instantânea vai tocar pelo menos uma vez te notificando uma nova mensagem.
Bem, o censo mais recente do WhatsApp que foi divulgado diz que 1,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem o aplicativo e, o mais importante, estão ativas nesta rede social. No Brasil, somos 120 milhões de brasileiros conectados nesta rede de instantaneidade.
Então se temos um público, temos uma boa oportunidade de utilizar esse espaço. Mas como fazer isso? Vamos então para as oito dicas de como utilizar o WhatsApp no seu marketing do seu negócio.
1º – Seja pessoa
Sabe quando você ligar para uma central telefônica de alguma grande empresa e, mesmo que esteja conversando com um atendente, parece estar conversando com um robô. É intrigante, irritante demais! Por isso a primeira dica é ser pessoal, enviar mensagens personalizadas. Jamais mande correntes, utilize o primeiro nome do contato no início da mensagem e mande algo que REALMENTE possa interessá-lo.
2º – Não seja spammer
Certa vez a minha mãe começou a receber centenas de mensagens de uma moça que vendia joias. Ela até conhecia a moça de um ambiente em comum, mas nunca tinha conversado com ela ou comprado nada com essa vendedora. Mas eram tantas mensagens com fotos de produtos e etc que dentro dela foi alimentando um sentimento de rejeição pela própria vendedora pelo infortúnio que ela causava com tantas mensagens. O resumo disso tudo? Nenhuma venda dela foi concretizada e ela foi bloqueada!
Esse tipo de comportamento é o pior possível. Portanto, comunique, mas não seja invasivo. Por estarmos falando de uma rede social mais íntima, mantenha o seu fluxo de publicações baixo.
3º – Tenha um planejamento de ações
Um planejamento de execução de ações é essencial e no WhatsApp não é diferente, especialmente por ser um ambiente tão particular ele precisa ser pensado antes de ser executado.
Nesse seu planejamento você precisa desenvolver alguns aspectos:
horários em que as mensagens devem ser enviadas;
quais tipos de conteúdos podem ser enviados
contextos que motivam o envio de uma interação.
4º – Seja mais um canal de comunicação
É bem difícil para o cliente quando ele conhece o seu negócio, precisa falar com a sua loja ou escritório, mas simplesmente não consegue. Por conta de uma rotina agitada, as pessoas não dispõem de tempo excedente para passar horas em um comércio. Ter um canal que facilite a comunicação entre o cliente e o estabelecimento é fundamental nesse processo.
Sendo assim, quando os seus clientes entrarem em contato ou responderem uma mensagem que você enviar, não os deixe esperando, retorne o quanto antes. É importante corresponder a expectativa de quem está do outro lado do telefone.
5º – Mantenha o seu cliente, não prospecte
Talvez esse seja um ponto polêmico e outros especialistas da área não concordem comigo. Mas não sou TOTALMENTE CONTRÁRIO A PROSPECÇÃO VIA WHATSAPP. No segundo tópico compartilhei contigo a experiência de uma vendedora com um parente meu. A moça se descredibilizou e chegou no pior estágio possível: quando o cliente assume uma antipatia pelo vendedor.
Como estamos falando aqui: o WhatsApp é uma rede social para íntimos. Logo, utilize ele para fidelizar os clientes que você já possui, que conhece o seu trabalho, não para buscar novos que nem ouviram falar sobre você.
6º – Faça vendas diretas pelo APP
Se o cliente já conhece o estabelecimento, conhece a qualidade do produto ou serviço que é fornecido, porque não fazer vendas pelo aplicativo? Dê a eles a opção de conferir a disponibilidade do seu catálogo e reservar um produto e efetuar o pagamento na loja. Há mecanismos disponíveis hoje para isso!
7º – Utilize o WhatsApp no pós-venda
Depois que a venda for concluída, faça um bom trabalho de pós-venda avaliando o atendimento e a experiência de comprar na loja física ou pelo WhatsApp. Não é para ser algo cansativo, por isso não encha o seu clientes com várias perguntas.
Esse tipo de follow up contribui para estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa e, claro, ajudar a aumentar as suas chances de fidelizá-lo.
8º – Segmente sua comunicação
Isso é importantíssimo! Não dá para você enviar para um homem uma promoção de calcinhas e esperar que ele compre para a mulher, esposa ou mãe. ENTÃO FALE COM A PESSOA CERTA!
Use o recurso de “lista de transmissão”, assim você segmenta a sua comunicação entre sexos, faixa etárias e muito mais. Nessa funcionalidade é possível enviar o mesmo texto, de uma única vez para 256 pessoas desde que elas tenham o seu número salvo em seus respectivos smartphones.
Gostou das dicas? São boas e vão ajudar muito no seu negócio. Ah, comente aí se eu ganhei a aposta mesmo e seu WhatsApp tocou enquanto você aprendia com este material.